terça-feira, 19 de março de 2019

HÁ SABEDORIA NA ÁGUA?


                             
                                 Quem sabe ler palavras pela água?

No passado em Portugal existiam mulheres que não iam à escola. Para quem não sabia ler as pessoas diziam:

- “Ela só sabe ler na veia de água”.

Há muito que eu venho me questionando sobre o significado desta frase.

O que me explicam é que na água ninguém pode escrever e então a pessoa não sabe ler nem na água nem no papel.

Hummm será que a explicação é assim tão simples?

Que da água não podem surgir palavras e que elas não podem ser lidas?

Eu tinha 5 anos quando aprendi com a minha avó um método para se ler mensagens de Deus através das bolinhas de água e sabão.


                Afinal essas bolinhas não servem apenas para brincar!? 

Quando vi esta imagem dos livros derramando água imediatamente recordei de uma conversar de uma senhora na altura que a minha avó Maria a Luz deveria ter mais de 90 anos.


 Eu vim de África para Portugal visitar a minha avó que viveu 105 anos com todas as faculdades mentais, sem nunca precisar de ir para um lar de idosos e fazia todos os trabalhos de casa. Eu escutava a minha tia, solteirona, zangar-se com ela porque não queria que ela fizesse os trabalhos de casa, mas ela não podia estar quieta e todos ficavam admirados porque o que ela fazia o fazia muito bem. 

Recordo que ela ia para a porta da casa costurar as roupas e sem óculos enfiava as linhas no buraco da agulha. Ela gostava de ir costurar à porta da casa porque quando as pessoas passavam vinham falar com ela muito admiradas por ela costurar sem óculos com a idade que tinha. A minha tia dizia que ela ia costurar para a porta para mostrar a todos as suas faculdades pois gostava de conversar com as pessoas que passavam e de ouvir aqueles elogios.

Ao domingo íamos assentarmos num sofá da varanda e ela me contava histórias. Nesse dia passou na rua uma senhora e ficou ali a contar histórias Bíblicas para nós. Ela queria nos oferecer um livrinho com histórias bíblicas para crianças, mas a minha família não era muito ligada à religião e o recusava. Como não tinha 6 anos e como vivíamos na Suazilândia, um Pais não religioso de Africa nunca ouvira falar em histórias de Deus nem sabia o que era a Bíblia.  
A senhora me falou que a Bíblia era a palavra de Deus eu estava muito interessada na conversa e a minha avó acabou por deixar eu aceitar o livrinho que a senhora me oferecia.
Porém depois de ela o ter entregue na mão eu o entreguei à minha avó e disse:
- “Vovó lê para mim a palavra de Deus!”
Antes que a minha avó falasse algo a senhora respondeu:
- “A vovó não pode ler o livro, ela só sabe “ler na veia de água!”. Quando escutei as palavras “Veia d’agua” imediatamente disse muito animada:
- “Vó tu podes ler a palavras de Deus na água?”
- Sim Luzinha, Deus tem muitos modos de falar com as pessoas! Ele pode falar comigo sem precisar de estarmos a ler as letras dos livros!
Era uma mulher não religiosa mas começou a contar as muitas maneiras que Deus usava para falar com ela.
Mas ela ainda não me tinha contado como Deus poderia falar com ela através da água.
Depois de eu insistir na pergunta, ela respondeu:
- “Tu sabes brincar com bolinhas de água com sabão? Então vamos buscar uma caneta e com ela vamos fazer bolinhas de sabão! Foi buscar a caneta e o sabão e disse:
- Quando fizeres bolinhas elas são a tua escrita e depois eu te ensinarei como vais ler as mensagens de Deus!
Tu aprenderás para ti e para ensinar a vovó.  
Vamos ver o que as bolinhas vão falar e então nós já podemos contar às pessoas as histórias de como Deus pode falar comigo e contigo pela água!

E assim foi nesse dia tivemos muitas histórias para contar com as bolinhas de sabão e já não precisamos de ler o livro da vizinha.

O jogo das bolinhas é bem divertido e serve para crianças e adultos!

Em outro poste vou explicar o método do oráculo das bolinhas de sabão com uma caneta.

Irei contar em pormenores, não hoje para que o artigo não fique muito comprido! 


0 comentários:

Enviar um comentário